ENSINO REMOTO
Com o decreto municipal que interrompeu as atividades escolares a partir do dia 17/03, o Colégio Logo fortaleceu sua dedicação e incrementou a reorganização de seu trabalho interno, de forma a garantir a organização diária e remota de atividades escolares para nossos educandos. Neste período, mantivemos o foco nas atitudes prossociais que norteiam nosso projeto interdisciplinar anual SE EU MUDO, O MUNDO MUDA LOGO. Assim, aspectos como o cuidado, a resiliência e a cooperação foram discutidos em meio aos conteúdos inicialmente previstos, em diferentes disciplinas, como ciências, empreendedorismo, futebol e história. Como informa nosso slogan Educação para a vida, confiamos que nossa proposta pedagógica prepara nossos educandos para os desafios centrais que todos vivenciamos no momento.
Após a interrupção das aulas, continuamos, desde o dia seguinte, com o envio diário de atividades escolares através do Portal do Logo e do whatsapp. Duas semanas depois, de forma pioneira, iniciamos as videoaulas síncronas, em conferência, que possibilitaram a aprendizagem através da interação com os professores e colegas de turma. Assim, desde 02/04, oferecemos 3,5h diárias de ensino remoto, que abrangem discussão de novos conteúdos, revisão de atividades feitas pelos alunos e momentos de diversão com os colegas. Aprimoramos o uso de recursos didáticos digitais, através de slides, vídeos interativos e aplicativos. Também estimulamos a expressividade artística, com esculturas, releitura de pinturas, edição digital de fotos, montagem de brinquedos e utilidades domésticas. A criatividade também foi desenvolvida, com caracterizações temáticas em datas comemorativas e montagem de vídeos, no Fundamental I, assim como proposta de plano de negócios e esboço de aplicativo, no Fundamental II.
As avaliações digitais foram projetadas de forma a garantir o acesso de diferentes dispositivos e a apreciação do senso crítico dos alunos. A avaliação da organização da ideia e do entendimento individualizado foi mantida através das perguntas discursivas, facilitadas pelo desenvolvimento de formulários digitais próprios, que permitiram a resposta na tela do celular ou no computador. Ao fim de cada unidade, para facilitar seu acompanhamento pedagógico, os pais/responsáveis receberam portfólios que detalhavam o desempenho dos educandos nas atividades processuais e nas provas da unidade.
Ao longo do ano, a comunicação com as famílias ocorreu diariamente, de forma clara, transparente e precisa, através de diferentes canais, como o portal, email e whatsapp, garantindo compreensão e segurança quanto à condução das atividades escolares, em meio às incertezas inerentes à pandemia que atravessamos. Disponibilizamos semanalmente um plantão pedagógico com os professores e o agendamento de reunião com a coordenação e direção, para discussão da evolução de cada educando. As reuniões semanais de coordenação foram mantidas, que permitiram o aprimoramento constante das atividades escolares remotas e a discussão de singularidades dos educandos. Acompanhamos a participação escolar de cada educando e comunicamos aos pais quanto a irregularidades em sua frequência ou participação, seja nas aulas ou nas avaliações.
Em um esforço conjunto de toda a comunidade do Logo ao longo do ano, finalizamos as atividades escolares com a Culminância Virtual do Projeto Interdisciplinar Anual SE EU MUDO, O MUNDO MUDA LOGO, que apresentou a integração de produções audiovisuais dos educandos. Este ano, antes da pandemia, definimos o CUIDADO como tema para a maioria das turmas. Também propusemos no início do ano aprofundar a reflexão sobre a atitude que torna benéfico o uso da tecnologia e das redes sociais. Hoje, fica mais visível para todos a relevância e atualidade destas orientações no desenvolvimento integral.
Portanto, através de inovações digitais, reorganização, sensibilidade quanto às famílias, adaptabilidade e fortalecimento de vínculos, o Colégio Logo – Ensino Fundamental manteve o rigor pedagógico e concluiu este desafiante ano letivo, não apenas com o alcance dos objetivos curriculares inicialmente previstos, mas com genuínas transformações.
Em 2021, estaremos equipados para o ensino híbrido, de forma a continuar a promover ensino de excelência, tanto aos que optarem pela modalidade presencial (quando autorizada), como aos que preferirem a remota (no período de transição). Seguiremos um abrangente protocolo de segurança, com programas educativos e uso gradual de espaços comuns, para que a interação humana continue a promover o desenvolvimento integral e saudável de nossos educandos.